Autêntico Vinho Verde de Quinta

100% Natural
100% Vegan

Uma região com
vinhos únicos

Castas
autóctones

Vinhos com
tradição e história

A Região

Uma Paisagem Singular

Situada a Norte de Portugal, a Região do Minho é delimitada pela fronteira com a Galiza, Espanha e pelo Oceano Atlântico. Com uma população superior a 1,1 milhão de habitantes, a região é muitas vezes associada ao verde da paisagem natural, onde abunda a água, e a uma morfologia acidentada, de enorme beleza e biodiversidade, que se aplana nos vales dos quatros rios que a atravessam e nas inúmeras praias da zona costeira. A singular paisagem humana tradicional, marcada pelas vinhas e campos de milho, pelas aldeias com construções em granito ou pelas casas senhoriais, é outra dimensão frequentemente assumida na caracterização da região, juntamente com a hospitalidade minhota, a riqueza da gastronomia e as vibrantes tradições!

As expressões artísticas remontam ao românico, passando pelo renascentista e pelo barroco. A região do Minho é a maior zona vitícola portuguesa. O clima da região é influenciado pelas brisas marítimas do Oceano Atlântico, por isso, as temperaturas são amenas durante todo o ano. Os níveis de precipitação são elevados, pelo que o nível de humidade atmosférica é relativamente alto possibilitando a obtenção de vinhos leves, acidulados e ligeiramente pétillants.

Conheça-nos melhor

Encosta do Xisto

Fundada pelo comendador Vasco Faria, é uma empresa de cariz familiar com uma forte ligação à atividade vinícola desde 1975. Atualmente gerida pelo neto do fundador conta com 4 propriedades: 2 em Guimarães (Quinta de Freixieiro e Quinta de Cutiães) e 2 em Famalicão (Quinta de Pereira e Quinta do Xisto) onde se produz o vinho verde “Encosta do Xisto” única e exclusivamente a partir das melhores uvas das vinhas próprias. Nas propriedades minhotas, com cerca de 25 ha de vinha, encontram-se as melhores castas da região, dando origem aos vinhos brancos (Loureiro, Alvarinho, Trajadura e Arinto), aos rosados (Espadeiro) e aos tintos (Vinhão), muito conceituados na região.

A vindima é feita de forma manual, com a separação das castas, permitindo a vinificação em separado, para posteriormente serem efectuados os lotes de acordo com as características dos vinhos obtidos. Na nossa propriedade, Quinta do Xisto, em Requião, Vila Nova de Famalicão, está instalada a adega onde é efectuada toda a vinificação dos espumantes e vinhos verdes, pelos processos mais recentes de vinificação tradicional.

Conheça Melhor
Os Nossos Vinhos
Meio Xisto Branco
60% Loureiro, 20% Trajadura e 20% Arinto
Encosta do Xisto   Branco
40% Loureiro, 30% Trajadura e 30% Arinto
Encosta do Xisto Loureiro
100% Loureiro
Encosta do Xisto Espadeiro
100% Espadeiro
Encosta do Xisto Alvarinho
100% Alvarinho

SEDE (NO PORTO)

Vasco Faria S.A. (Encosta do Xisto),
Travessa da Prelada, 613
4250-380 Porto - Portugal

E-mail: comercial@encostadoxisto.pt
Tel.: (+351) 228 341 000
Fax: (+351) 228 324 227

ADEGA (NO MINHO)

Quinta do Xisto,
Rua Padre Antonio do Xisto 746
4770-427 Requião – Vila Nova de Famalicão

E-mail: adega@encostadoxisto.pt
Tel.: (+351) 252 374 347
Fax: (+351) 228 324 227

Horário de Atendimento

Segunda - Sexta
09H00 - 18H00

Idade mínima para visitar o nosso website

Para visitar este website deve ter a idade mínima para consumo de bebidas alcoólicas em vigor no seu país. Clique em confirmar apenas se preenche este critério.