Encosta do xisto

As nossas quintas

Quinta do Xisto

A Quinta do Xisto, localizada em Requião (Vila Nova de Famalicão), é onde se encontra a nossa adega e que dá o nome aos vinhos verdes “Encosta do Xisto”. Para esta propriedade são trazidas as uvas dos vinhedos próprios das várias Quintas que detemos na região do Minho para serem vinificadas em pequenos lotes de elevada qualidade. Podemos então dizer que o nosso vinho verde nasce numa encosta da Quinta do Xisto, o local da adega, dando assim origem à marca “Encosta do Xisto”.

Quinta de Cutiães

A Quinta de Cutiães, localizada em Guardizela (Guimarães), é a mais antiga das nossas propriedades e a sua história é anterior à própria fundação de Portugal, remontando à altura da presença romana na Península Ibérica (Seculo I). Nesses tempos era uma aldeia fortificada, onde viviam representantes de Roma. Ainda hoje se pode verificar claramente indícios deste povo ao visitar a Quinta, tanto pela muralha que a rodeia como pelo número de casarios dentro desta com traços arquitetónicos típicos. Pertença da família do Comendador Vasco Faria há mais de 3 séculos, aqui foi construída a primeira adega que mais tarde foi transferida para a Quinta do Xisto.

Quinta de Pereira

A Quinta de Pereira, localizada em Esmeriz (Vila Nova de Famalicão), remonta a 1170 altura em que foi fundada por um nobre cavaleiro medieval, D. Nuno Gonçalves Pereira mas foi D. Nun’Alvares Pereira que eternizou esta propriedade ao oferece-la a D. Afonso I como dote de casamento com a sua filha. Séculos volvidos, foi em 1975 adquirida pelo Comendador Vasco Faria que passou a dedicar os terrenos da Quinta de Pereira à produção de vinho verdes de elevada qualidade sob a marca “Encosta do Xisto”.

Quinta de freixieiro

A Quinta de Freixieiro, localizada em Guardizela (Guimarães), remonta a 1720, data em que se encontram os seus primeiros registos, quando esta propriedade pertencia ao Convento de Santa Clara de Amarante. Foi no início do seculo XX que entrou na família do Comendador Vasco Faria através de um antepassado que herdou a propriedade e desde então se dedicou à exploração dos seus vinhedos, produzido vinho verde há mais de 1 século.

SEDE (NO PORTO)

Vasco Faria S.A. (Encosta do Xisto),
Travessa da Prelada, 613
4250-380 Porto - Portugal

E-mail: comercial@encostadoxisto.pt
Tel.: (+351) 228 341 000
Fax: (+351) 228 324 227

ADEGA (NO MINHO)

Quinta do Xisto,
Rua Padre Antonio do Xisto 746
4770-427 Requião – Vila Nova de Famalicão

E-mail: adega@encostadoxisto.pt
Tel.: (+351) 252 374 347
Fax: (+351) 228 324 227

Horário de Atendimento

Segunda - Sexta
09H00 - 18H00

Idade mínima para visitar o nosso website

Para visitar este website deve ter a idade mínima para consumo de bebidas alcoólicas em vigor no seu país. Clique em confirmar apenas se preenche este critério.